logo_report.png

01

Turmas abertas

Certificação IFRS

Certificado IFRS de Relato Integrado – Módulo Praticante

Carga horária e distribuição de aulas

12 h

4 encontros de 3h

Instrutores habilitados

Guto Lobato

Michele Silva

Renata Castellini

Turma

8/7, 10/7, 15/7 e 17/7 das 19h às 22h

Valor

R$ 3.000,00

Resumo

O módulo Praticante lança foco sobre o processo de construção de Relatórios Integrados nas empresas, sob a perspectiva da comunicação de criação de valor. O conteúdo, certificado pela IFRS Foundation, explora o Framework com foco nos Elementos de Conteúdo que guiam a estrutura, a narrativa e a organização de dados de relatórios dessa natureza, explorando seus diferenciais em relação a outros tipos de comunicação de desempenho. Também estão no conteúdo programático a ótica de materialidade adotada na abordagem ; elementos editoriais de um relatório integrado; os Princípios para Pensamento Integrado; o papel de lideranças e equipes na promoção do pensamento, gestão e relato integrados nas rotinas dos negócios; e as conexões entre as recém-lançadas Normas IFRS S1 e S2 e o relato integrado.

Ementa

Os desafios da implementação do pensamento integrado. O papel da liderança, da cultura e do clima organizacional na construção de um olhar sistêmico e integrado para a organização e seu processo de criação de valor. Formas de construção de relatórios e suas metodologias em interface: relato integrado, SASB, GRI, CDP, TCFD, CDSB. Os Guiding Principles e os Content Elements do relatório integrado. A materialidade no relato integrado. Formas de representação visual e narrativas em relatórios. Entraves e desafios de implantação de processos e sistemas integrados na organização. Diferenciais do relato integrado na contemporaneidade: comparabilidade, universalidade, estímulo à gestão integrada e transparência. ISSB e desenvolvimento das Normas IFRS S1 e S2. Conexão entre Normas IFRS-S e o relato integrado.

Objetivos de aprendizagem

Geral

Reconhecer e praticar o pensamento, a gestão e o relato integrados no desenvolvimento de projetos de comunicação de resultados de empresas.

Específicos

• Conhecer a abordagem e o conceito de materialidade defendido na perspectiva , com foco em sua aplicação na concepção de relatórios orientados à comunicação com provedores de capital.
• Aprofundar conhecimentos sobre os Princípios para o Pensamento Integrado e sua relação com o papel de lideranças e equipes na construção da abordagem integrativa de gestão e estratégia de criação de valor.
• Compreender a funcionalidade dos Elementos de Conteúdo do e sua aplicação concreta a projetos editoriais de relatórios integrados.
• Avaliar a integração do Relato Integrado a outros movimentos, recursos, normas e diretrizes de comunicação de desempenho financeiro e ESG.

Conteúdo

Aplicação do Relato Integrado à gestão e comunicação das organizações

Os elementos de conteúdo do relato integrado

Técnicas de comunicação, linguagem e narrativa em relatórios integrados

Pensamento integrado e mudança nas organizações

Relato Integrado, SASB, TCFD e as Normas IFRS S1 e S2

Processos e desafios da produção do relato integrado na contemporaneidade

• Curso com certificado emitido pela IFRS Foundation para os participantes com frequência igual ou maior que 75%;
• Instrutores habilitados pela IFRS para a condução do programa de formação, com experiência na elaboração, coordenação editorial e consultoria para Relatórios Integrados;
• Exercícios e estudos de caso integrados à dinâmica de aulas;
• Material didático certificado pela IFRS Foundation;
• Apostilas exclusivas produzidas pela Report com estudos, conceitos e exemplos de aplicação.

Bibliografia

Básica

1. IFRS FOUNDATION. International Framework. Disponível em: https://www.integratedreporting.org/wp- content/uploads/2021/01/InternationalIntegratedReportingFramework.pdf. Acesso em: 11 ago. 2022.
2. INTERNATIONAL INTEGRATED REPORTING COUNCIL. The competence matrix. Disponível em: https://integratedreporting.org/wp-content/uploads/2016/04/IR-Competence-Framework-Section-One.pdf. Acesso em 3 ago. 2022.
3. SUSTAINABILITY ACCOUNTING STANDARDS BOARD. Standards. Disponível em: https://www.sasb.org/standards-overview/download-current-standards/. Acesso em 2 ago. 2022.

Complementar

1. COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1991.
2. EPSTEIN-REEVES, James. What is 'Creating Shared Value'? Forbes, 4 jun. 2012. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/csr/2012/06/04/what-is-creating-shared-value/?sh=50779f5b2bf1. Acesso em 13 jul. 2022.
3. GLOBAL REPORTING INITIATIVE; PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS; WBCSD. Guia dos ODS para as Empresas: diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios. 2017. Disponível em: https://cebds.org/wp-content/uploads/2015/11/Guia-dos-ODS.pdf. Acesso em 13 jul. 2022.
4. GLOBAL REPORTING INITIATIVE. The GRI Standards: the global standards for sustainability Reporting. 2021. Disponível em: https://www.globalreporting.org/standards. Acesso em 11 mai. 2022.
5. GRUPO REPORT. Os caminhos do relato ESG: um panorama sobre os frameworks e standards mais utilizados. Disponível em: https://gruporeport.com.br/uploads/os-caminhos-do-relato-esg-um-panorama- sobre-os-frameworks-e-standards-mais-utilizados_portugue%CC%82s_2021.pdf. Acesso em 4 jul. 2022.

CURSOS RELACIONADOS

Turmas abertas

Transição para as Normas IFRS S1 e S2

9h

Turmas abertas

Certificado GRI – GRI Setorial Petróleo e Gás

9h

Certificação GRI

Turmas abertas

Pensamento Integrado e Open Strategy

12h

CATÁLOGO DE CURSOS 2024

Carrinho de compras