Resumo
A formulação estratégica dos negócios tem cada vez mais sido desafiada a incorporar a percepção de stakeholders e considerar a interdependência e complexidade dos fatores que produzem riscos e oportunidades. Neste curso, o objetivo é percorrer conceitos e metodologias que impulsionem o exercício do pensamento integrado no processo de planejamento estratégico de organizações, tendo a abordagem de estratégias abertas (Open Strategy) como um recurso fundamental para conectar modelos de negócio e necessidades de stakeholders e da sociedade.
Ementa
Conceito de pensamento integrado e sua relação com a abordagem multicapitais. Pensamento integrado e tomada de decisão. A relação entre pensamento, gestão e relato integrados sob a ótica do Framework . Princípios para o Pensamento Integrado da IFRS Foundation: Propósito, Estratégia, Riscos e Oportunidades, Cultura Governança e Performance. Conceito de Estratégias Abertas / Open Strategy. Valor do Open Strategy em diferentes contextos organizacionais. Barreiras e limitações às estratégias abertas. Relações entre cultura organizacional e Open Strategy. Gestão de stakeholders para aplicação de estratégias abertas. Determinação de públicos: stakeholders improváveis e de fronteira. Riscos e oportunidades da implantação de Open Strategy. Engajamento de stakeholders como premissa de gestão estratégica.
Objetivos de aprendizagem
Geral
• Subsidiar a reflexão estratégica das organizações em modelos abertos e colaborativos, que incluam os stakeholders e coloquem em prática o pensamento integrado nas decisões de empresas.
Específicos
• Conhecer o conceito de Pensamento Integrado, os Princípios para Pensamento
Integrado e a conexão entre a abordagem e a melhoria nos processos decisórios e estratégicos;
• Aplicar o conceito de criação de valor e a abordagem multicapitais à análise de modelos
de negócio e ferramentas de planejamento estratégico;
• Dominar a abordagem Open Strategy (Estratégias Abertas) e suas premissas de
implantação, barreiras e oportunidades;
• Relacionar riscos e oportunidades financeiros e não financeiros de empresa à
adoção de estratégias abertas;
• Reconhecer o engajamento de stakeholders como ferramenta de gestão estratégica;
• Compreender o processo de implantação de estratégias abertas em diferentes
mercados, contextos e segmentos empresariais, com ênfase nos recursos, investimentos
e aspectos culturais necessários.
Conceito de pensamento integrado e sua conexão com a gestão integrada.
Abordagem : olhar multicapitais, criação de valor e os benefícios da integração.
Os Princípios para Pensamento Integrado IFRS Foundation: Propósito, Estratégia, Riscos e Oportunidades, Cultura, Governança e Performance.
Guiding Principles do Framework e sua relação com governança e tomada de decisão.
Conceito de estratégias abertas e sua relação com outros modelos de planejamento de negócios.
Gestão e engajamento de stakeholders em Open Strategy.
Relação entre estratégias abertas, riscos e oportunidades de negócio.
Barreiras e contribuições à aplicação da abordagem Open Strategy.
Questões setoriais e de mercados/regiões que afetam a implantação de estratégias abertas.
Abordagens estratégica e pragmática para o engajamento de stakeholders.
Conceitos e tendências contemporâneos em estratégia empresarial: Blended Value, Criação de Valor Compartilhado e Capitalismo de Stakeholders.
Criação de valor a partir de estratégias abertas e modelos colaborativos.
Metodologia de engajamento de stakeholders com olhar estratégico: da identificação à tomada de decisão.
Estudos de caso, discussões e experiências de aplicação da abordagem Open Strategy.
• Equipe de instrutores com ampla experiência em processos de engajamento de
stakeholders, materialidade e assessoramento em planejamento estratégico;
• Dois meses de acesso à pasta de materiais do aluno + gravações das aulas;
• Material didático próprio, incluindo compilado de artigos e referências sobre
estratégia, pensamento integrado e ESG;
• Grupo Report: mais de 2 mil de relato e projetos editoriais desenvolvidos mais
da metade das 500 maiores empresas do Brasil, bem como dezenas de consultorias
em estratégias ESG.
Bibliografia
Básica
1.ELKIGTON, John. Sustentabilidade: Canibais com Garfo e Faca. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2012.
2.VALUE REPORTING FOUNDATION. The Integrated Thinking Principles. 2021.
3.STADLER, C., HAUTZ, J., MATZLER, K., EICHEN, S. F. VON DE., (2021) Open Strategy: mastering disruption from outside the C-suite. The MIT Press.
Complementar
1.APPLEYARD, M. M., & CHESBROUGH, H. W. (2017). The dynamics of open strategy: from adoption to reversion. Long Range Planning.
2.GÓES, H., REIS, G., ABIB, G. Quando a teoria dos stakeholders encontra a teoria da
justificação: uma proposta de interseção. Cad. EBAPE.BR 19 (4), 2021.
3.HAUTZ, J., SEIDL, D., & WHITTINGTON, R. (2017). Open strategy: Dimensions, dilemmas, dynamics.
Long Range Planning.
4.SAILE, A. S., SCHLAGWEIN, D., & SCHODER, D. (2017). Open strategy: State of the art review
and research agenda. ICIS 2017 Proceedings.
5.YUNUS, M., WEBER, K. (2010). Building Social Business: The New Kind of Capitalism
That Serves Humanity’s Most Pressing Needs