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01

Turmas abertas

Comunicação ESG e os perigos do greenwashing

Carga horária e distribuição de aulas

6h

3 encontros de 2h

Instrutores habilitados

Juliane Duarte

Turma

01, 02 e 03/04 | 19h-21h

Valor

R$ 1.280,00

Resumo

Em ampla discussão na atualidade, as contradições entre discurso e prática das organizações quanto aos temas ambientais, sociais e de governança (ESG) são o foco deste curso. Em três encontros ao vivo, são apresentados casos, exemplos positivos e negativos e conceitos relacionados ao greenwashing e aos diversos outros “washings” associados às agendas de sustentabilidade, com o objetivo de identificar mensagens incompletas e/ou distorcidas, orientar quanto à correta comunicação ESG, apontar riscos e sinalizar oportunidades em posicionamento dos negócios quanto aos temas contemporâneos.

Ementa

Evolução da agenda ESG em escala nacional e global. Desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e ESG: conceitos em suas semelhanças e diferenças. Comunicação de, para e com sustentabilidade. Papel do profissional de comunicação na área de sustentabilidade e ESG. Comunicação da sustentabilidade e de temas ESG e seus riscos e oportunidades reputacionais. O Greenwashing na comunicação institucional. Outros washings: SGD Washing, Pinkwashing, Rainbow Washing, Whitewashing, Rainbow-washing, Brownwashing e Bluewashing. A prática da Comunicação ESG: relatórios e comunicação de resultados. Cases e exemplos negativos de greenwashing: risco, crise, enfrentamento e análise de impactos. Boas práticas em Comunicação ESG. Planejamento da Comunicação ESG para o combate ao greenwashing.

Objetivos de aprendizagem

Geral

• Conhecer os principais conceitos relacionados à comunicação ESG e seus riscos e oportunidades na difusão de mensagens sobre temas sociais, ambientais e de governança sob a ótica do combate ao Greenwashing.

Específicos

• Identificar a trajetória de evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e ESG e suas conexões com a comunicação corporativa;
• Compreender a relação risco x oportunidade presente na comunicação de temas de sustentabilidade e ESG, com foco no papel do profissional de comunicação;
• Entender conceitualmente o Greenwashing e seu desdobramento em diversos outros “washings” aplicáveis à comunicação das empresas: SGD Washing, Pinkwashing, Rainbow Washing, Whitewashing, Rainbow-washing, Brownwashing e Bluewashing;
• Planejar antecipadamente estratégias para configurar discursos, narrativas e conteúdo que evitem a incidência do Greenwashing na comunicação corporativa;
• Avaliar boas práticas aplicáveis à Comunicação ESG e formas de evitar exposição a riscos em práticas de Greenwashing.

Evolução da agenda mundial de sustentabilidade e o fenômeno ESG sob a ótica do mercado de capitais;

Comunicação corporativa e sustentabilidade: aplicações dos processos comunicacionais pela, para e com sustentabilidade;

Riscos e oportunidades reputacionais associados à comunicação ESG;

O conceito de Greenwashing e seu desdobramento em outros washings;

Instrumentos de comunicação corporativa ESG e sua conexão com o risco do Greenwashing;

Processos de planejamento de comunicação e ferramentas para o combate ao Greenwashing.

• Grupo Report: mais de 2 mil processos de relato e projetos editoriais desenvolvidos para mais da metade das 500 maiores empresas do Brasil.
• Equipe de instrutores com mais de duas décadas de experiência em comunicação corporativa, relato da sustentabilidade e comunicação ESG em geral.
• Material didático exclusivo e acesso à pasta do aluno, com recomendações bibliográficas, artigos e estudos. • Certificados emitidos aos participantes com 75% ou mais de frequência.

Bibliografia

Básica

1. CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – CEBDS. Reporting Matters Brasil. 1ª edição. 2023. Disponível em: https://cebds.org /wp- content/uploads /2024/01/RELATORIO_ Reporting_Matters_CEBDS.pdf.
2. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Mentira verde: a prática de greenwashing nos produtos de higiene, limpeza e utilidades domésticas no mercado brasileiro e suas relações com os consumidores. 2019. Disponível em: https://idec.org.br/sites/default /files/relatorio_greenwashing_ 2019.pdf.
3. PAGOTTO, Erico. Greenwashing: manual da propaganda ambiental enganosa. Aya, 2023. Disponível em: https://ayaeditora.com.br /livros/L376.pdf.

Complementar

1. ABA, CONAR, WFA. Guia Global Sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação. 2022. Disponível em: https://aba.com.br/wp-content/uploads /2022/08/Guia-Global-sobre- Claims-de- Sustentabilidade-em- Marketing-e-Comunica %C3%A7%C3%A3o-impressao-ok.pdf.
2. BRAGA JUNIOR, MARTINEZ et al. Greenwashing effect, attitudes, and beliefs in green consumption. RAUSP Manag. J. Vol. 54 No. 2, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br /j/rmj/a/j8KWHs8k4XfndmpPCcG9f6f /?format=pdf&lang=en.
3. CAPITAL RESET. Hora da verdade no combate ao greenwashing. 2024. Disponível em: https:// capitalreset.uol.com.br/regulacao/ hora-da-verdade-no- combate-ao-greenwashing/.
4. CORREA, MACHADO, BRAGA JUNIOR, S. S. A Relação do Greenwashing com a Reputação da Marca e a Desconfiança do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira de Marketing. 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br /remark/article/view/12458.
5.TWO SIDES. O impacto do greenwashing: fact sheet. 2022. Disponível em
: https://twosides.org.br /wp-content/uploads/sites /15/2023/05/Fact-Sheet- O-impacto-do-greenwashing- web.pdf.

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