Resumo
Em ampla discussão na atualidade, as contradições entre discurso e prática das organizações quanto aos temas ambientais, sociais e de governança (ESG) são o foco deste curso. Em três encontros ao vivo, são apresentados casos, exemplos positivos e negativos e conceitos relacionados ao greenwashing e aos diversos outros “washings” associados às agendas de sustentabilidade, com o objetivo de identificar mensagens incompletas e/ou distorcidas, orientar quanto à correta comunicação ESG, apontar riscos e sinalizar oportunidades em posicionamento dos negócios quanto aos temas contemporâneos.
Ementa
Evolução da agenda ESG em escala nacional e global. Desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e ESG: conceitos em suas semelhanças e diferenças. Comunicação de, para e com sustentabilidade. Papel do profissional de comunicação na área de sustentabilidade e ESG. Comunicação da sustentabilidade e de temas ESG e seus riscos e oportunidades reputacionais. O Greenwashing na comunicação institucional. Outros washings: SGD Washing, Pinkwashing, Rainbow Washing, Whitewashing, Rainbow-washing, Brownwashing e Bluewashing. A prática da Comunicação ESG: relatórios e comunicação de resultados. Cases e exemplos negativos de greenwashing: risco, crise, enfrentamento e análise de impactos. Boas práticas em Comunicação ESG. Planejamento da Comunicação ESG para o combate ao greenwashing.
Objetivos de aprendizagem
Geral
• Conhecer os principais conceitos relacionados à comunicação ESG e seus riscos e oportunidades na difusão de mensagens sobre temas sociais, ambientais e de governança sob a ótica do combate ao Greenwashing.
Específicos
• Identificar a trajetória de evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável,
sustentabilidade e ESG e suas conexões com a comunicação corporativa;
• Compreender a relação risco x oportunidade presente na comunicação de temas de
sustentabilidade e ESG, com foco no papel do profissional de comunicação;
• Entender conceitualmente o Greenwashing e seu desdobramento em diversos outros
“washings” aplicáveis à comunicação das empresas: SGD Washing, Pinkwashing, Rainbow
Washing, Whitewashing, Rainbow-washing, Brownwashing e Bluewashing;
• Planejar antecipadamente estratégias para configurar discursos, narrativas e conteúdo que
evitem a incidência do Greenwashing na comunicação corporativa;
• Avaliar boas práticas aplicáveis à Comunicação ESG e formas de evitar exposição a riscos em
práticas de Greenwashing.
Evolução da agenda mundial de sustentabilidade e o fenômeno ESG sob a ótica do mercado de capitais;
Comunicação corporativa e sustentabilidade: aplicações dos processos comunicacionais pela, para e com sustentabilidade;
Riscos e oportunidades reputacionais associados à comunicação ESG;
O conceito de Greenwashing e seu desdobramento em outros washings;
Instrumentos de comunicação corporativa ESG e sua conexão com o risco do Greenwashing;
Processos de planejamento de comunicação e ferramentas para o combate ao Greenwashing.
• Grupo Report: mais de 2 mil processos de relato e projetos editoriais desenvolvidos para
mais da metade das 500 maiores empresas do Brasil.
• Equipe de instrutores com mais de duas décadas de experiência em comunicação
corporativa, relato da sustentabilidade e comunicação ESG em geral.
• Material didático exclusivo e acesso à pasta do aluno, com recomendações bibliográficas,
artigos e estudos.
• Certificados emitidos aos participantes com 75% ou mais de frequência.
Bibliografia
Básica
1. CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – CEBDS. Reporting
Matters Brasil. 1ª edição. 2023. Disponível em: https://cebds.org /wp-
content/uploads /2024/01/RELATORIO_ Reporting_Matters_CEBDS.pdf.
2. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Mentira verde: a prática de greenwashing nos
produtos de higiene, limpeza e utilidades domésticas no mercado brasileiro e suas relações com os
consumidores. 2019. Disponível em:
https://idec.org.br/sites/default /files/relatorio_greenwashing_ 2019.pdf.
3. PAGOTTO, Erico. Greenwashing: manual da propaganda ambiental enganosa. Aya, 2023. Disponível em:
https://ayaeditora.com.br /livros/L376.pdf.
Complementar
1. ABA, CONAR, WFA. Guia Global Sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação. 2022.
Disponível em: https://aba.com.br/wp-content/uploads /2022/08/Guia-Global-sobre- Claims-de-
Sustentabilidade-em- Marketing-e-Comunica %C3%A7%C3%A3o-impressao-ok.pdf.
2. BRAGA JUNIOR, MARTINEZ et al. Greenwashing effect, attitudes, and beliefs in green consumption. RAUSP
Manag. J. Vol. 54 No. 2, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br /j/rmj/a/j8KWHs8k4XfndmpPCcG9f6f /?format=pdf&lang=en.
3. CAPITAL RESET. Hora da verdade no combate ao greenwashing. 2024. Disponível em:
https:// capitalreset.uol.com.br/regulacao/ hora-da-verdade-no- combate-ao-greenwashing/.
4. CORREA, MACHADO, BRAGA JUNIOR, S. S. A Relação do Greenwashing com a Reputação da Marca e a
Desconfiança do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira de Marketing. 2018. Disponível em:
https://periodicos.uninove.br /remark/article/view/12458.
5.TWO SIDES. O impacto do greenwashing: fact sheet. 2022. Disponível em
: https://twosides.org.br /wp-content/uploads/sites /15/2023/05/Fact-Sheet- O-impacto-do-greenwashing- web.pdf.